Pedro vai à escola Uma história de silenciamentos e superações
Olá, meu nome fictício é Pedro e, neste livro, você irá
conhecer partes de minha história, mais especificamente aquelas
relacionadas ao fato eu ser coda – termo utilizado para filhos ouvintes
de pais surdos – e de eu possuir Altas Habilidades/Superdotação
(AH/S), e a maneira como os meus professores se relacionavam
com essas minhas características, as barreiras que apareceram no
meio do caminho e a maneira como elas influenciaram no meu
desenvolvimento, dentre elas, cabe destacar a dificuldade da minha
primeira escola em se comunicar com a minha família; o fato de
que minhas AH/S só terem sido identificadas quando eu já estava
no 6° ano, ou seja, quando eu já havia passado pelo primário.
A minha esperança é que este livro possa ajudar a dar
visibilidade aos fatos sobre os filhos de pais surdos, que acabam,
muitas vezes, sendo prejudicados não só escolarmente, mas
também socialmente, principalmente durante os primeiros anos de
escolarização, muitas vezes, por conta de estereótipos e pela falta
de conhecimento dos docentes sobre esse tema.
Este livro também exibe, através da análise de minha
história, questões quanto à educação no Brasil, que além de
inúmeros problemas, também encontra dificuldade em lidar com
alunos que fogem ao “padrão” seja por questões culturais, familiares
e habilidades ou dificuldades inatas do aluno.