PEDRO VAI À ESCOLA: UMA HISTÓRIA DE SILENCIAMENTOS E SUPERAÇÕES
Olá, meu nome fictício é Pedro e neste livro você irá conhecer partes de minha história, mais especificamente àquelas relacionadas ao fato eu ser coda – termo utilizado para filhos ouvintes de pais surdos – e de eu possuir Altas Habilidades/Superdotação (AH/S), e a maneira como os meus professores se relacionavam com essas minhas características, as barreiras que apareceram no meio do caminho e a maneira como elas influenciaram no meu desenvolvimento, dentre elas cabe destacar a dificuldade da minha primeira escola em se comunicar com a minha família; o fato de que minhas AH/S só terem sido identificadas quando eu já estava no 6° ano, ou seja quando eu já havia passado pelo primário. A minha esperança é que este livro possa ajudar a dar visibilidade aos fatos sobre os filhos de pais surdos, que acabam muitas vezes sendo prejudicados não só escolarmente, mas também socialmente, principalmente durante os primeiros anos de escolarização, muitas vezes por conta de estereótipos e muitas vezes pela falta de conhecimento dos docentes sobre esse tema.