Ajuda do Sistema Avaliador de Trabalhos


Tutorial - Criação, configuração e gerenciamento de processo de avaliação pelo gestor


Página atualizada em 21/08/2015

O Sistema Avaliador de Trabalhos está em constante atualização para garantir ao usuário a melhor experiência possível.

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Índice

  1. Acessar área de gestão de processos de avaliação
  2. Criar novo processo de avaliação
  3. Configurar processo de avaliação
  4. Escolher comitês de avaliação
  5. Selecionar orientadores do processo de avaliação
  6. Definir arquivos para submissão
  7. Definir fatores de avaliação
  8. Incluir avaliados ao processo de avaliação
  9. Acompanhar/alterar bancas de avaliação em andamento


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1. Acessar área de gestão de processos de avaliação

  • Clique no botão "Gestão de processos" na página inicial do SGU, como destacado na imagem abaixo.

2. Criar novo processo de avaliação

  • Ao acessar a área de gestão de processos de avaliação, clique em "Novo".
  • Se desejar acessar um processo de avaliação já criado, clique em "Acessar" na lista de processos.

3. Configurar novo processo de avaliação

  • Configure os detalhes do processo de avaliação inserindo seus dados, conforme a imagem abaixo.
  • Clique em "Salvar e continuar" no topo da página para concluir a configuração e salvar o processo de avaliação.
  • Importante: Atente-se para os campos que não poderão ser alterados após salvar o processo.

4. Escolher comitês de avaliação

  • Após configurar o processo de avaliação, selecione os comitês institucionais para avaliação dos trabalhos na aba "Comitês".
  • Selecione o comitê desejado, defina se sua avaliação é obrigatória e sua ordem de avaliação. Os trabalhos serão avaliados conforme a ordem definida.
  • Clique em "Adicionar" para confirmar a seleção do comitê.
  • Nota: Caso defina que o comitê não é de avaliação obrigatória, a tarefa de decidir ou não se o trabalho será avaliado por ele será do orientador.
  • Nota: Comitês são opcionais. Se não deseja que o processo possua comitês, ignore este passo.

5. Selecionar orientadores do processo de avaliação

  • Selecione os orientadores disponíveis para o processo de avaliação na aba "Orientadores", clicando em "Adicionar orientador".
  • Para copiar todos os orientadores de um outro processo criado por você, selecione a opção "Copiar de um processo existente" e escolha o processo desejado.
  • Selecione o nome do orientador na lista, confira seus dados no passo 2, e indique sua titulação no passo 3.
  • Clique em "Adicionar professor selecionado" no topo da página para confirmar a inclusão do orientador.
  • Caso o orientador não esteja disponível na lista, siga as instruções na caixa amarela no topo da página.
  • Nota: O orientador adicionado utilizará o seu próprio usuário e senha do SGU Web para acessar o sistema.

6. Definir arquivos para submissão

  • Defina os arquivos do trabalho que os avaliados deverão submeter para o sistema.
  • Defina um título e uma descrição do arquivo.
  • Selecione as extensões permitidas para o arquivo.
  • Defina se a submissão do arquivo é obrigatória ou não.
  • Clique em "Adicionar" para salvar o arquivo para submissão.
  • Nota: Você pode definir vários arquivos para submissão, visualizá-los e alterá-los após adicionados.
  • Nota: Você não poderá excluir um arquivo para submissão se pelo menos um trabalho já foi submetido.

7. Definir fatores de avaliação

  • Defina os fatores de avaliação que os avaliadores de bancas atribuirão nota para cada trabalho na aba "Fatores de avaliação".
  • Defina um título e uma descrição do fator de avaliação.
  • Defina um intervalo inicial e final de nota para o fator de avaliação.
  • Clique em "Adicionar" para salvar o fator de avaliação.
  • Repita os passos acima para adicionar os demais fatores de avaliação.
  • Nota 1: Você pode copiar todos os fatores de avaliação de um outro processo criado por você, através da opção "Copiar de um processo existente".
  • Nota 2: A soma de todos os fatores de avaliação adicionados devem totalizar 10,0, para o cálculo correto das médias dos trabalhos.
  • Nota 3: Você não poderá excluir um fator de avaliação se já existirem avaliações em andamento.
  • Nota 4: Você também deverá adicionar fatores de defesa oral, caso tenha definido que o curso é a distância, nas configurações do processo.

8. Incluir avaliados ao processo de avaliação

  • Inclua ao processo de avaliação, na aba "Avaliados", os avaliados do curso especificado que estarão aptos a submeter trabalhos para o sistema.
  • Clique a opção "Adicionar avaliado" e selecione os avaliados desejados na lista. Em seguida, selecione a opção "Adicionar avaliados selecionados" para confirmar.
  • Nota: Você não poderá excluir um avaliado do processo após ele submeter o trabalho.

9. Acompanhar/alterar bancas de avaliação em andamento

  • Você pode acompanhar o andamento da avaliação de todas as bancas do processo na aba "Bancas em andamento".
  • Ao clicar na opção "Acompanhar avaliação", é possível visualizar as submissões do avaliado, avaliações de comitês e a avaliação completa das banca de avaliação.
  • Você também pode alterar as datas e prazos individuais de uma banca selecionando a opção "Editar" na lista.
  • Clique em "Aplicar" ou "Salvar" para confirmar as alterações.


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